Pessoal, segue uma lista de exercícios sobre ‘problemas com inequações’. Bolei alguns mais simples que aqueles da apostila, quem sabe com eles ficará mais fácil a interpretação e entendemos melhor a matéria???
Lembre-se que:
*quando o problema quer descobrir um número, o chamaremos de X.
*sucessor de um número é aquele que vem depois dele. Ou seja, o número mais um.
*antecessor é o número que vem antes, ou seja, o número menos um.
*consecutivos são número que estão um após o outro (2 e 3, 4 e 5, 19 e 20, 13 14 e 15, etc)
*quando problemas pedirem números pares denotaremos por ‘2x’.
*quando exercícios pedirem por números impares denotaremos por ‘2x + 1’.
*pares (ou impares) consecutivos estão a duas unidades de diferença.
Os exercícios a seguir trabalham com números inteiros. Sua resposta deve sempre focar os números inteiros. Bom trabalho.
1) Certo número mais quinze somam mais que 25. Quais números podem ser?
2) A diferença entre um número e 18 pode ser maior ou igual a 7. Quais números podem ser?
3) Um número mais seu sucessor é maior que 12. Quais números podem ser?
4) Um número mais seu antecessor é menor ou igual que zero. Quais números podem ser?
5) Três números consecutivos juntos somam mais que 24. Quais números podem ser?
6) O quadrado de um número mais seu quíntuplo é maior que 6. Quais números podem ser?
7) O quadrado de um número mais 6 unidades é menor que o quíntuplo desse número. Quais números podem ser?
A parte de interpretação dessa matéria é bem puxada, portanto devemos nos esforçar e ler quantas centenas de vezes for necessário. Nao tenham preguiça.
Um abraço, Bonelli. =D
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